quarta-feira, 7 de março de 2012

ADRIANO MINGUTA ROUBA A CENA E É CAMPEÃO MACAENSE DE BODYBOARDING


No último final de semana, em disputa pelo Fest Verão Macaé 2012, atletas de todo o estado do Rio de Janeiro vieram para Macaé lutar não só pela excelente premiação do evento, composta de pranchas Void Rider e acessórios oferecidos pela Atol surf shop, mas também pelo título macaense da modalidade, visto que o evento contava pontos para o Ranking Macaense de 2011 e também para o de 2012.

O sol não deu trégua, mas os protetores da Sundown, apoiadora do evento, garantiram a proteção de todos os competidores e comissão técnica nos dois dias de competição. As ondas estavam pequenas, porém a série vinha com qualidade suficiente para garantir as rampas necessárias para que os melhores do Rio de Janeiro pudessem dar o espetáculo de radicalidade ao público.

As ondas da Praia do Pecado foram palco da de uma das disputas mais acirradas já vista no Bodyboarding. Pela categoria profissional masculino o macaense Ewerson Jorge e o riostrense Adriano Minguta duelaram pelo título da etapa e também pelo título macaense de 2011. Na primeira etapa do circuito, Ewerson foi o melhor e Adriano o terceiro colocado, já no domingo passado foi o contrário. Após ver Ewerson eliminado na semifinal, Adriano Minguta precisava da vitória para empatar o campeonato, foi o que aconteceu. Os atletas empataram em todos os critérios de desempate e se viram obrigados a fazerem mais uma bateria, desta vez uma bateria especial, para definir quem seria o campeão macaense de 2011. Após 20 minutos de muitas notas boas o campeão foi conhecido, Adriano Minguta não só faturou a etapa como também o título macaense de 2011. O segundo colocado da etapa foi Fred Verçosa, de Barra de São João e os dois atletas que ficaram na 3ª colocação foram o macaense Ewerson Jorge e Dionatan Barroso, de Campos, ambos eliminados na semifinal em disputa homem x homem.

Na categoria Open, o macaense Geovane Mouzer reinou absoluto. Campeão da primeira etapa do circuito, Geovane estava animado e ansioso para garantir o título macaense, o primeiro de sua carreira. O macaense passou todas as suas baterias na 1ª colocação e na final não foi diferente, Geovane venceu com boa diferença para os demais concorrentes e faturou o título macaense de 2011. Na segunda colocação ficou Dionatan Barroso, de Campos, em terceiro o cabofriense Rafael Gomes e na quarta colocação Gabriel Lazaro, de Macaé, faturando uma prancha Void Rider, assim como todos os demais finalistas.

Na categoria Sub 16, que também premiou todos os finalistas com as pranchas Void Rider, quem faturou a etapa e o ranking macaense de 2011 foi o niteroiense Rafael Freire, que havia ficado na 4ª colocação na 1ª Etapa do Circuito, vencida por David Kristiansen, de Rio das Ostras. No último domingo, David Kristiansen, que vinha embalado no sábado, perdeu na semi-final e acendeu uma luz no fim do túnel de Rafael. O niteroiense então venceu apertado a etapa, apenas 0,66 pontos de diferença, e tirou o título de Davizinho, como é chamado, que ficou o vice do macaense de 2011.O segundo e terceiro colocados na etapa foram os atletas de São João da Barra, Anderson Silva e Tayan Machado, respectivamente, que deixaram Miguel Medina, de Rio das Ostras, na quarta colocação.
Na categoria Sub 17 Local o ranking praticamente não teve alteração. Fernando Rocha foi o campeão absoluto da categoria, vencendo as duas etapas do circuito. Na segunda posição do evento ficou Maicon Pinheiro, aluno da Escolinha Municipal/AMB de Bodyboarding, e com o resultado pulou da  5ª para 3ª colocação do ranking. O terceiro colocado dói William Oliveira, que terminou o ranking na 4ª posição. Fechando o pódio do evento, Junior Porto, o atleta teve a chance de virar o jogo contra Fernando, mas desafinou na final e não conseguiu boas notas, mas ainda sim terminou o ranking como vice-campeão macaense de 2011.

Entre as mulheres Talita Oliveira, de Barra de São João foi a grande campeã, Talita faturou mais uma prancha Void Rider e título macaense de 2011, ela quem nem soube dizer quantos títulos possui, quando entrevistada na premiação do evento. Na segunda colocação ficou a riostrense Yumi Vasconcelos, atleta da nova geração que vem mostrando uma grande evolução nos últimos tempos. Em terceiro lugar ficou a macaense Jéssica Becker, que competiu lesionada e mesmo fazendo um esforço para manter o título na cidade o viu escapar entre os dedos e terminou o ranking na segunda posição, fechando o pódio da categoria ficou a atleta Tatiana Rodrigues, esposa do atleta profissional Werneck Almeida.


A próxima etapa do Circuito Macaense ainda não tem data confirmada, mas a AMB anunciou que tenta viabilizar uma etapa do Circuito Estadual na cidade, que já está 3 anos sem receber uma etapa deste nível. “Este ano a AMB volta com força ao cenário estadual, os atletas macaenses estão se destacando nas categorias principais, como a profissional masculino e feminino, e trazer de volta o Circuito Estadual para a cidade é de grande importancia para retomar o desenvolvimento do esporte na cidade”. Comentou Malik Lazaro, presidente da AMB. A cidade hoje conta com alguns atletas agraciados pelo programa bolsa atletas, entre eles Ewerson Jorge que em 2011 conquistou vaga na elite do bodyboarding nacional, e com a Escolinha Municipal da modalidade que atende dezenas de jovens gratuitamente na praia dos Cavaleiros, a escolinha recebeu novo investimento da Prefeitura Municipal de Macaé, através da FESPORTUR e nesta semana já contará com todo o kit esportivo renovado, com pranchas Void Rider, Streps, Pés-de-pato e camisas de lycra novinhas para melhor atender todos os alunos do projeto.