O evento reuniu alguns brasileiros tops do Circuito Mundial e por isso é considerado o melhor Circuito Estadual Profissional do Brasil. No feminino Jéssica passou suas baterias com tranqüilidade na final enfrentou mais uma vez a capixaba Neymara Carvalho.
Ambas possuem um ótimo relacionamento dentro e fora d água e possuem um histórico de confrontos emocionantes. Desde de que se profissionalizou, em 2006, Jéssica sempre teve Neymara em seu caminho nas decisões dos mais importantes títulos que disputava, campeonato estadual capixaba, brasileiro e até mundial. Neymara mais experiente possui em seu currículo diversos títulos brasileiros e 4 títulos mundiais, um destes conquistado em 2008, quando superou a macaense na bateria final, nas Ilhas Canárias, e venceu por apenas 10 pontos de diferença no ranking final.
Jéssica não fica para trás e vem se superando a cada nova competição, agregando mais experiência e profissionalismo. Os resultados já começam a aparecer. Neste ano Jéssica já superou a capixaba em diversas etapas do Circuito Mundial e também no Circuito Capixaba. No primeiro semestre, Jéssica enfrentou a capixaba na final e venceu. Já no último domingo, o confronto se repetiu e Jéssica emplacou mais uma vitória. A macaense surfou boas ondas e ainda conseguiu com que Neymara cometesse uma interferência, o que sacramentou sua segunda vitória consecutiva no Estadual Capixaba de 2009.
Com o resultado a macaense que agora conta com o patrocínio da Prefeitura de Macaé, através do programa Bolsa Atleta, da Academia Life e da Kung Bodyboards, ampliou sua vantagem que agora é de 315 pontos em relação a vice-líder da competição. As próximas etapas do capixaba serão realizadas no final do ano e o confronto entre as duas vão além do circuito capixaba, o foco principal de ambas são as etapas do circuito Mundial, que passarão por Búzios, Venezuela e por fim Ilhas Canárias.