quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Macaenses foram destaque no Macaé Pro 2008

No último final de semana, a praia dos Cavaleiros, uma das preferidas para a prática do bodyboarding em Macaé, recebu a 4ª etapa do circuito brasileiro de bodyboarding, que contou com a presença dos melhores atletas brasileiros e entre eles os 12 tops do circuito mundial como Guilerme Tamega, Uri Valadão, Neymara Carvalho e Jéssica Becker, top 7 em 2008.

Mesmo com tantos atletas renomados inscritos na competição, quem pensou em ver um estáculo de bodyboarding protagonizado pelas estrelas de outras cidades e estados se surpreendeu. Os macaenses impuseram o respeito e mostraram, porque a cidade de Macaé é uma das potencias do bodyboarding nacional.

Nomes como Werneck Almeida, Joe Rodrigues, Lucas Fittaroni, André Andrade fizeram bonito na competição, mas sem duvidas os macaenses de destaque no evento foram os irmãos Duda e Jessica Becker e Igor Santos.

Jéssica Becker, velha conhecida entre os macaenses, por seus diversos títulos conquistados a varios anos consecutivos não decepcionou e marcou sempre notas excelentes nas baterias que disputou, chegando a mais uma final do circuito brasileiro, quando atrapalhada pelo forte vento que assolou as finais do evento, não achou a onda que precisava e terminou na 3ª colocação, atrás apenas da campeão e da vice-capmpeã mundial de 2007, as capixabas Neymara Carvaho e Mayla Venturine. "É sempre gratificante estar competindo em casa, ter um público conhecido e saber que muitos estão na areia torcendo por mim, porém o nervosismo é maior, pois acaba tendo uma "pressão" a mais de ter que fazer bonito, porém nem sempre é possível. Apesar de nao ter ganhado o evento, estou muito feliz com o resultado pois sei que fiz o máximo, já que o mar estava muito difícil, devido ao vento forte. Esse resultado provavelmente me poe na disputa do circuito ou pelo menos em uma boa posicao. Mais uma vez Macaé está no cenário nacional, e sem dúvidas sempre é lembrado por ser um evento que tem ondas com potencial para a prática do esporte, organização e competencia para que possa ser realizado um campeonato desse porte, acredito que haverá um número ainda maior de atletas para os próximos anos e que a cidad em breve possa ser palco de um dos eventos mais importantes do calendario nacional." Finalizou Jéssica Becker.

Enquanto isso, seu irmão Duda Becker, biscava na categoria amador masculino nada meno que a liderança do circuito brasileiro, o mais alto posto a ser conquistado por um atleta amador atualmente. Duda começou a etapa em segundo lugar no ranking, após a brilhante segunda colocação conquistada em Rio das Ostras e precisava de mais um bom resultado para sonhar com a liderança do circuito. Duda então esbanjou fluidez e radicalidade, marca registrada de seu estilo de surfe e foi literalmente "comendo pelas beradas". Duda passou fase por fase até chegar a mais uma final do brasileiro. Já na final a vitória escapou por pouco e o macaense acabou na segunda colocação, o que lhe rendeu a liderança do Circuito Brasileiro 2008, conquista inédita para o bodyboarding macaense que tem tudo para ter Duda como primeiro campeçao brasileiro, na púltima etapa do circuito, marcada para os dias 5, 6 e 7 de dezembro no Espírito Santo.

Igor Santos, também conhecido por sua radicalidade e titulos conquistados anos atráz competiu em duas categorias. A amador masculino, onde não foi tão bem, mesmo depois do 3º lugar conquistado em Rio das Ostras pela 3ª etapa do circuito, e na profissional masculino, quando teve a oportunidade de encarar adversários como Erisberto Abrantes, nota 10 em pipeline, Havaí, Irai Rodrigues, atual número 2 do brasileiro em 2008 e Israel Salas, que estava inspirado e faturou o evento deste domingo.

Igor mostrou todo o seu conhecimento sobre o pico, os Cavaleiros, e esteve sempre no lugar certo e na hora certa. O macaense chegou inexperadamente até as quartas-de-final de um evento do mais alto nível técnico, mostrando todo o potencial de uma "pedra bruta" que ainda será lapidada. Apesar de chagar tão longe entre os profissionais, Igor marcou sua participação com sua excelnetes notas durante o evento. Das dez melhores notas de todo o evento cinco foram do macaense, enquanto que dos dez maiores somatório (total de uma bateria) três eram de Igor, inclusive o maior, conquistado nas oitavas-de-final, quando o macaense marcou uma nota 10 e logo depois um 9.75, marcando o maior somatório, 19,75 e a maior nota de todo o evento. "Fiquei muito feliz com meu resultado na profissional, estava precisando de um bom resultado. Venho focando nos meus treinos em função disso, e tirar duas notas excelentes como aquelas foi algo inexplicável, não esperava nada disso! Agradeço ao meu apoio, Íris Midia, que é fundamental na minha evolução." Comentou o atleta.

Mais uma vez Macaé mostrou todo o seu potencial, tanto nas ondas quanto na organização e estrutura. A cidade recebeu mais de 200 competidores de todas as partes do país o que sem duvida movimentou a rede hoteleira e gastrônomica da cidade que aprovam e pedem cada vez mais eventos como este na cidade.

A próxima parada do tour nacional será na praia de Vila Velha, no Espirito Santo, entre os dias 5 e 7 de dezembro. Onde o macaesne Duda Becker defenderá a liderança do brasileirão 2008 e buscará a conquista inédita do título nacional para nossa cidade.

Confira o vídeo da etapa:

http://br.youtube.com/watch?v=Adk4ivOzc7k