terça-feira, 18 de março de 2014

BRENNER SANTOS VENCE A PRIMEIRA ETAPA DO CIRCUITO MACAENSE

No último dia 9 de março, domingo, mais de 70 atletas de várias cidades do Rio de Janeiro lotaram a Praia do Pecado, Macaé, para a disputa da 1ª Etapa do Circuito Macaense Amador, competição amadora super tradicional no estado do Rio de Janeiro, chegando aos 15 anos de realização em 2014.


A história do bodyboarding em Macaé começa ainda nos anos 80, mas foi em 1999 eu foi oficialmente fundada a AMB, Associação Macaense de Bodyboarding. De lá para cá muita coisa aconteceu. A cidade se abriu aos atletas da capital e junto com eles veio a evolução dos atletas macaenses. Muitos talentos foram aqui revalados, como por exemplo, Jéssica Becker, que em 2008 foi vice-campeã mundial, além de colecionar títulos como estaduais, brasileiro e latino –americano. Em 2014, ano em que a AMB comemora 15 anos de fundação o circuito macaense volta com força total e sua primeira etapa agitou a praia do pecado no último domingo.

O riostrense Brenner Santos faturou o título e saiu na frente no ranking macaense da categoria Open masculino. O atleta se classificou na semifinal na segunda posição, atrás do carioca, de São Conrado, Gabriel Popó. Gabriel dominou quase 90% da bateria final, porém, Brenner achou um belo tubo para direita saindo na boca e depois manobrando de El Rollo, arrancou 7,50 dos juízes e assumiu a liderança a poucos minutos do fim. Gabriel ainda tentou dar o troco mas não achou a onda que precisava, terminando assim na segunda posição. O macaense Ariel Souza (foto), fez as honras da casa e não deu mole aos adversários, Ariel vem se destacando desde o ano passado nas competições realizadas pela na região e na 1ª Etapa do Macaense fez bonito garantindo o terceiro lugar e seu lugar no pódio. Ariel conseguiu ótimas manobras, mas ficou dependendo de uma segunda onda para brigar pela vitória. Na quarta colocação ficou o Jonas Silva, de São João da Barra, Jonas surfou bem em todas as fases que disputou, mas na final não conseguiu achar uma boa onda.

Entre as mulheres do Open Feminino o domínio foi riostrense. Victória Moraes venceu mais uma essa ano e largou na frente no Circuito Macaense de 2014, Yumi Vasconcelos, atual campeã brasileira e estadual na categoria ficou em segundo lugar, seguida pela também riostrense Bruna Fortini, que já no seu ano de estreia nas competições chega a sua primeira final, deixando para traz a carioca Vitória Viana, completando o pódio na 4ª posição.

Na categoria sub 16, categoria de base do bodyboarding brasileiro, mais uma vez deu Rio das Ostras. Kalã da Hora não deu chances aos seus adversários e faturou a 1ª Etapa do Circuito, levando pra casa 1000 pontos para o ranking de 2014, em segundo lugar ficou o macaense Carlos Matheus, fazendo a alegria de sua imensa na torcida nas areias do Pecado. Na terceira posição ficou o atual campeão brasileiro Sócrates Santana, do Rio de Janeiro e na quarta posição o também riostrense Pedro Hespanhol.

Na sub 18 local, categoria criada para os macaenses que começaram tarde no esporte, quem venceu foi Matheus Pessanha, seguido por Tiago Alves, Norran Crist e Guilherme Barbosa.

A 1ª Etapa do Circuito Macaense de Bodyboarding foi parte da programação esportiva do Fest Verão Macaé 2014, realizado pela Prefeitura Municipal de Macaé, através da Fesportur, com apoio das marcas SLAKE Surf Wear e Mutatism, da UBCS e das lojas BAC Surf Shop e Maré. A organização do evento foi da AMB - Associação Macaense de Bodyboarding e a chancela e supervisão técnica da FEBBRJ - Federação de Bodyboarding do Rio de Janeiro. As datas das próximas etapas do Circuito seguem indefinidas, a AMB segue em negociação com as parcerias necessárias para a realização dos próximos eventos bem como a inclusão das categorias Profissional Masculino e Feminino, visto que a cidade conta com atletas nas duas categorias representando o Brasil no Circuito Mundial.