quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Macaé abre calendário de eventos no Rio de Janeiro com chave de ouro



No último final de semana, 16 e 17 de janeiro, foi realizado na Praia do Pecado, em Macaé, o Fest Verão Macaé 2010, um dos melhores e mais tradicionais eventos do Rio de Janeiro que anualmente recebe atletas de várias partes do Brasil.

Diferente dos anos anteriores, quando o evento era válido pelo Circuito Estadual do Rio de Janeiro, em 2010 a etapa contou pontos apenas para o ranking municipal de Macaé e ainda sim recebeu 97 atletas de praticamente todas as cidades do Rio de Janeiro, sem falar nos capixabas e paulistas.

Os atletas contaram com uma estrutura fora do comum, oferecida pela Prefeitura Municipal de Macaé, através da Secretária de Turismo, Esporte e Lazer, com tendas exclusivas para o melhor conforto e abrigo do sol, kit lanche com pão, guaraná, maça e biscoito, açaí, revistas 720° bodyboarding e água a vontade. Outro aspecto ainda mais importante e determinante para o sucesso do evento foi o quadro técnico de 1ª linha, chefiado por Chico Garritano, head judge do circuito mundial, que aliado ao sistema informatizado de julgamento levou tranqüilidade aos atletas, que muitas vezes não contam com o quadro oficial FEBBRJ e muitas vezes se decepcionam em eventos não chancelados.


A premiação foi uma atração a parte, com mais de 5 mil reais em prêmios oferecidos pela Atol surf shop e Bac Bodyboard, incluindo mais de 10 lindas pranchas da Void Rider e uma passagem aérea para as ondas de El Gringo, no Chile, deixou os atletas ainda mais empenhados e a qualidade técnica vista dentro d´água surpreendeu a todos. “Da segunda fase em diante só tivemos baterias excelentes e com disputas acirradíssimas. As ondas colaboraram e os atletas entenderam bem o espírito do evento.” Comentou Chico Garritano, durante uma das muitas baterias excelentes do campeonato.

Pela categoria amador masculino, a principal do evento, o macaense Werneck Almeida foi proclamado bicamepão macaense logo na primeira fase, o único atleta que ameaçava o trinfo de Werneck era o também macaense André Andrade, que precisava vencer o evento e torcer para um tropeço de Neck, porém André acabou eliminado logo na primeira fase e deixou a taça nas mãos de Werneck pela segunda vez.


Já com o título de 2009 nas mãos, Werneck continuou competitivo e com um excelente repertório de manobras vence também a etapa, até porque estavam em jogo os primeiros 1500 pontos para o ranking de 2010 e consequentemente uma passagem para Arica, Chile, e uma super premiação que dava pranchas do 1º ao 4º colocado do amador masculino. “Gostaria de agradecer a Deus por essa vitória, comecei bem o ano e vou com tudo até o final, pretendo me profissionalizar em 2011 e caso ganhe a passagem pretendo competir o mundial de Arica já como atleta profissional”. Comentou Werneck. Na segunda colocação ficou o rio-ostrense Matheus Pinheiro. Em terceiro lugar o macaense Joanes Sérgio, revelação da etapa, deixando na 4ª colocação o também macaense Ewerson Jorge.

Entre as meninas o título macaense de 2009 só foi definido na bateria final. A cabofriense Ana Paula era a líder do ranking e tinha a macaense Carol Rodrigues apenas 64 pontos atrás, ou seja, quem fosse a melhor no Fest Verão Macaé 2010, sairia campeã macaense de 2009. A bateria final foi emocionante, as duas conseguiram ondas regulares e Ana Paula liderou por quase toda a bateria, mas a experiência no pico falou mais alto e Carol achou uma onda salvadora no final do evento, levando o título da etapa e do circuito macaense de bodyboarding, o segundo de sua carreira. Em terceiro ficou Talita Oliveira de Barra de São João e na quarta colocação a carioca Marcela Cadinelli.


Pela categoria Junior masculino o título macaense de 2009 estava entre João Luiz, de Niterói e Veríssimo Machado de Barra de São João, que acabou eliminado na semi-final. Quem venceu a etapa e fez as pazes com a vitória foi o macaense Lucas Fitaroni, deixando em segundo lugar o niteroiense João Luiz, que com o resultado se tornou o campeão macaense de 2009. Em 3º lugar ficou o macaense Gabriel Lazaro e na 4ª colocação o carioca João Ricardo.

Além das categorias oficiais, a AMB, com o intuito de atrair novos atletas e promover o crescimento de competidores dentro de Macaé, realizou a categoria Sub 17 Local, categoria na qual os atletas deveriam morar em Macaé, ter menos de 17 anos e nunca ter participado oficialmente de outras categorias, como a Junior por exemplo. O sucesso da categoria foi surpreendente e contou com exatamente 40 inscritos, entre eles mais de 30 alunos e ex-alunos da Escola Municipal/AMB de Bodyboarding.

Quem venceu e mostrou que tem um futuro promissor no esporte foi o atleta Fernando Rocha. Na segunda colocação ficou o atleta Felipe Alex, seguido por Daniel Quintes e Junior Porto, respectivamente na 3ª e 4ª colocação.

A 2ª Etapa do Circuito Macaense está previamente marcada para o dia 10 e 11 de abril, quando também será válida pela 2ª Etapa do Estadual 2010. Antes disso a tribo do bodyboarding se encontra oficialmente na praia de Atafona nos dias 29, 30 e 31, para a abertura do Estadual 2010.

O Fest Verão Macaé de 2010 contou com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Macaé, através da Secretaria de Turismo Esporte e Lazer, Prachas Void Rider e apoio das lojas Atol surf shop, BAC Bodyboard shop e revista 720º Bodyboarding. O evento foi realizado pela Associação Macaense de Bodyboarding com a chancela da FEBBRJ – Federação de Bodyboarding do Rio de Janeiro e CBRASB – Confederação Brasileira de Bodyboard.

Confira abaixo a classificação final até a semi-final:

Amador Masculino

1º - Werneck Almeida – Macaé
2º - Matheus Pinheiro – Rio das Ostras
3º - Joanes Sérgio “Piri” – Macaé
4º - Ewerson Jorge – Macaé
5º - Rodrigo Lima – SP e João Luiz – Nit
7º - Thiago Correia – São João da Barra e Ewerson Lima – Cabo Frio

Junior masculino

1º - Lucas Fitaroni – Macaé
2º - João Luiz – Niterói
3º - Gabriel Lazaro – Macaé
4º - João Ricardo – Rio de Janeiro
5º - Verissimo Machado – Barra de São João e Kalani – Niterói
7º - Felipe Sampaio – Rio das Ostras e Rodrigo Fernandes – Rio de Janeiro

Open feminino

1º - Carol Rodrigues – Macaé
2º - Ana Paula – Cabo Frio
3º - Talita Oliveira – Barra de São João
4º - Marcela Cadinelli – Rio de Janeiro
5º - Renata Pinto – Macaé e Mariana Faria – Niterói
7º - Tatiana Rodrigues – Macaé e Gabi Gouveia – Rio de Janeiro

Sub 17 Local

1º - Fernando Rocha – Macaé
2º - Felipe Alex – Macaé
3º - Daniel Quintes – Macaé
4º - Junior Porto – Macaé
5º - Caio Loures – Macaé e Jean Francisco – Macaé
7º - Dudu Braga – Macaé, Julio Cezar – Macaé e Lenon Cooper - Macaé

A GALERIA DE FOTOS COMPLETA ENCONTRA-SE NA COLUNA AO LADO.