Segundo a organização a maior preocupação era com relação às condições do mar. A etapa já havia sido adiada na semana retrasada por conta do mar flat (sem ondas), mas desta vez as ondas apareceram com tamanho razoável e excelente formação, garantindo o espetáculo para o publico que segundo estimativa era em torno de 500 pessoas.
Durante todo o evento foram distribuídas revistas 720º Bodyboarding e picolés para todos os inscritos. As baterias contaram com a narração marcante do profissional Sandro Barros e com o sistema de julgamento semi-informatizado, grande responsável por prender o público na área do campeonato.
Na categoria Amador feminino quem venceu com grande diferença de pontos foi a macaense Carol Rodrigues, deixando a cabo-friense Ana Paula, segunda colocada, precisando de uma nota igual a 8,51 para vencer. Em terceiro ficou a campista Luisa Sardinha e completando o pódio a atleta cearense, radicada em Macaé, Tatiana Rodrigues.
Pela categoria Junior a surpresa foi a eliminação precoce de Lucas Fitaroni ainda nas primeiras fases. Na final o que se viu foi um grande equilíbrio dos atletas e quem venceu foi o cabo-friense Evisson Lima com as notas 7,5 e 6,0. Na segunda colocação ficou Veríssimo Machado de Barra de São João, no terceiro lugar o niteroiense João Luiz, campeão da 1ª etapa do circuito e na quarta colocação, fazendo as honras da casa o macaense Pedro Pires, apontado como a revelação do evento.
Na amador masculino, principal categoria do evento os destaques ficam por conta da brilhante apresentação feita por Fabio filho, Gabriel Lazaro, Valdecir Junior e Danilo Coutinho, sem falar nos finalistas que literalmente levantavam o público que prestigiou o evento na praia do Pecado.
Com a eliminação de Igor Santos, até o momento líder do campeonato, ainda na segunda fase da competição, Werneck Almeida viu a chance de vencer a etapa e arrematar de vez a liderança do ranking 2009. Foi o que aconteceu. Na final Werneck estava inspirado e não deu chances a ninguém, o macaense arrematou logo no inicio duas excelentes notas, 8,5 e 7,5, jogando a pressão para cima de seus adversários.André Andrade foi que chegou mais próximo mas não conseguiu impedir o triunfo de Werneck que venceu com grande diferença, deixando André precisando de 9,34 para vencer. Na terceira e quarta colocação ficaram os atletas Dionatan Barroso de Campos e Ewerson Jorge, também de Macaé, ambos necessitando de combinação para vencer.
O evento contou com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Macaé, através da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, Pranchas Void Rider, Bac Bodyboard shop, Meeting Empreendimentos Esportivos, Atol surf shop, AMARD – Ass. Macaense de Árbitros de Desporto, apoio da Free Rider, revista 720º Bodyboarding, Ylimitada Sinalização Computadorizada, O Melhor do Açaí e FESPORTE.
Confira a galeria de fotos completa do evento no link abaixo:
http://picasaweb.google.com/malikbber/2EtapaDoCircuitoMacaense2009
Resultados finais:
Amador masculino
1º - Werneck Almeida – Macaé
2º - André Andrade – Macaé
3º - Dionatan Barroso – Campos
4º - Ewerson Jorge – Macaé
5º - Gabriel Lazaro – Macaé
5º - Danilo Coutinho – São João da Barra
Amador feminino
1º - Carol Rodrigues – Macaé
2º - Ana Paula – Cabo Frio
3º - Luisa Sardinha – Campos
4º - Tatiana Rodrigues – Macaé
5º - Jade Duarte – Rio das Ostras
5º - Isabele Buccheri – Rio das Ostras
Junior
1º - Evisson Lima – Cabo Frio
2º - Veríssimo Machado – Barra de São João
3º - João Luiz – Niterói
4º - Pedro Pires – Macaé
5º - Gabriel lazaro – Macaé
5º - Leo Medina – Rio das Ostras