Visando formar futuros campeões no Bodyboarding macaense e para tanto ensinar as formas e regras de competição, a Escola Municipal / AMB de Bodyboarding, projeto social totalmente gratuito realizado pela Associação Macaense de Bodyboarding em parceria com a Prefeitura de Macaé, FESPORTE, e J.C. Fragoso, realizou no último sábado a 1ª Etapa do Circuito Interno da Escola.
O evento teve inicio às 9 horas da manhã de sábado e contou com cerca de 25 alunos de várias idades e turmas, todos em busca do troféu de primeiro lugar individual e por equipe, já que todos os inscritos foram divididos em dois times diferentes para que pudessem se apresentar e aprenderem também a competir em cooperação e respeito mútuo, além de marcar a finalização da campanha do agasalho da escola municipal, que reuniu mais de 100 peças de roupa, já encaminhadas para instituições de caridade municipal.
Mesmo de pequeno porte, o torneio contou com sistema informatizado de julgamento, o que levou mais dinâmica ao evento, pois os alunos, seus familiares e expectadores podiam saber as notas recebidas por cada onda surfada, além de saberem a nota necessária para que cada atleta vencesse sua bateria.
Além da competição no período da manhã, na noite de sábado foi realizada uma festa de confraternização e premiação dos atletas e equipes vencedoras, que contou com a presença ilustre de duas das principais personalidades políticas de Macaé, além da presença dos pais e familiares dos alunos.
Durante a festa foi apresentado aos alunos, familiares e demais autoridades presentes, vídeos de Bodyboarding com cenas de tirar o fôlego, além da premiação dos campeões de cada categoria e equipe vencedora.
Na categoria Escolinha B, quem venceu foi o aluno Luis Felipe da equipe Bali, em segundo lugar ficou o aluno Matheus Aguiar da equipe Havaí, seguido de perto pelos alunos Junio Garcia e Samuel Pedro, de apenas 10 anos, das equipes Bali e Havaí respectivamente.
Entre as meninas a grande campeã foi a aluna Juliana Garcia, única representante da equipe Bali, deixando para trás as alunas Alyne Klen e Letícia del Canale, ambas representando a equipe Havaí.
Voltando aos meninos, mas desta vez pela categoria Escolinha A, quem venceu foi o aluno Rafael Teodoro, pela equipe Havaí. Em segundo lugar Matheus Fittaroni, da equipe Bali, em terceiro lugar Carol Rodrigues e na quarta colocação Eduardo Braga.
Na categoria open, formada por atletas macaenses já formados e representantes do município de Macaé em competições de nível estadual e nacional, quem venceu foi o amador André Andrade, faturando a inscrição para a 2ª Etapa do Circ. Macaense de Bodyboarding, marcada para os dias 6 e 7 de setembro. Em segundo lugar ficou o campeão estadual de 2005 por Macaé, Walter Barcelos. Em terceiro lugar o atleta Ewerson Jorge, também campeão estadual, mas pelo ano de 2006 e na quarta colocação o iniciante Augusto Ligeiro, que mesmo com menos experiência superou grandes adversários e chegou a final junto com atletas bem mais experientes que ele.
Além dos resultados individuais, os alunos mostraram durante todo o evento que já aprenderam valores fundamentais na vida, como o respeito, e o jogo limpo. Ambas equipes deram um show de determinação e de apoio a seus companheiros e o resultado final foi determinado por uma pontuação mínima. A grande vencedora foi à equipe Havaí, que superou a equipe de Bali por apenas 395 pontos, lembrando que o vencedor de uma categoria soma nada menos de 1000 pontos para sua equipe.
Aos interessados em se matricular na Escola Municipal / AMB de Bodyboarding, basta apenas comparecer a sede da escolinha portando as cópias do documento de identificação dos pais de do aluno, atestado médico, comprovante de residência e duas fotos 3x4. A Escolinha é totalmente gratuita e conta com todo o material necessário para o aprendizado e segurança dos alunos, como prancha, pé-de-pato, streps e camisas de lycra. As aulas acontecem de segunda à quinta-feira apenas no período da tarde, devido a falta de patrocínio junto a parceria privada. “A Prefeitura de Macaé faz a sua parte da melhor forma possível, mas precisamos de parceiros da iniciativa provada para podermos ampliar nossa capacidade de atendimento com aulas na parte da manhã e finais de semana, esta última muito procurada pelos interessados, além também de contratarmos professores de matérias como português e matemática para que seja implantada a tão sonhada aula de reforço escolar em nosso projeto”. Finalizou Malik Lazaro, Presidente da AMB.
Segundo Malik, além da Escolinha Municipal, Macaé conta com o melhor e um dos mais tradicionais Circuitos Municipais do país, o Circuito Macaense de Bodyboarding, que já tem sua segunda etapa marcada para os dias 6 e 7 de setembro, na Praia dos Cavaleiros. E além do municipal Macaé já tem confirmado também a 4ª Etapa do Circuito Brasileiro da modalidade para os dias 19, 20 e 21 de setembro, na Praia do Pecado, recebendo mais de 300 atletas de todo o Brasil assim como a Etapa do Latino-americano, realizada no ano de 2006 no mesmo local.
Para acessar a galeria de fotos completa do evento clique aqui.